Fonte: The Nielsen Company
Redes sociais têm características de mídia de massa, não há dúvida, mas também são uma ferramenta de comunicação interpessoal com funções similares aos do e-mail e das mensagens instantâneas, que são comporvadamente pouco eficazes para a transmissão de mensagens publicitárias. Ou seja, ao refletirmos sobre o potencial publicitário das redes sociais, precisamos segmentar o tráfego e entender quanto dele é útil do ponto de vista publicitário.
Em linha com o último post, entendo que haja um nível ideal de engajamento na comunicação: nem muito alto, nem muito baixo. Nessa linha, a classificação do tipo de atividade pode nos ajudar a entender e prever a eficácia de um veículo publicitário. Para começar, proponho a seguinte classificação (que não pretende ser completa ou exaustiva, mas apenas servir como esboço de um conceito):
Essa segmentação procura categorizar os veículos e ferramentas de comunicação com base na postura que o consumidor adota diante delas. Se eu tivesse que adivinhar qual a ordem de eficácia dos segementos em termos de transmissão de mensagens publiictárias, meu palipte seria o seguinte: 1) Ia, 2) Isa, 3) Esa, 4) Ip, 5) CIp, 6) Ep, 7) CIp, 8) Ea e 9) CIa. Por que a informação-ativa em primeiro lugar? Porque num contexto em que a pessoa está ativamente buscando informação, uma mensagem publicitária (não esqueçamos que publicidade também é informação), pode se tornar altamente útil e interessante para ela na medida em que estiver bem contextualizada, ou seja, que for relevante ao assunto que está sendo pesquisado. Então porque o entretenimento e a comunicação pessoal ativos ficam com as últimas posições? Por ser a pubicidade informação, a passividade trabalha em seu favor em se tratando de entretenimento e comunicação interpessoal. Quanto maior o foco do consumidor na finalidade de se entreter o se comunicar com um semelhante, menos receptivo ficará a mensagens informativas.
Em linha com o último post, entendo que haja um nível ideal de engajamento na comunicação: nem muito alto, nem muito baixo. Nessa linha, a classificação do tipo de atividade pode nos ajudar a entender e prever a eficácia de um veículo publicitário. Para começar, proponho a seguinte classificação (que não pretende ser completa ou exaustiva, mas apenas servir como esboço de um conceito):
- Entretenimento passivo (Ep): televisão, rádio musical, vídeo e áudio de entretenimento online
- Entretenimento semi-ativo (Esa): revistas de celebridades e masculinas
- Entretenimento ativo (Ea): jogos de computador, online, em celulares ou de consoles
- Informação passiva (Ip): telejornalismo, rádio jornalismo, vídeo e áudio informativo online
- Informação semi-ativa (Isa): revistas jornalísticas ou técnicas, jornais, websites
- Informação ativa (Ia): buscadores e outras ferramentas de pesquisa online e offline (ex. livros técnicos, enciclopédias, etc.)
- Comunicação interpessoal passiva (CIp): palestras, webcasting
- Comunicação interpessoal semi-ativa (CIsa): cursos presenciais ou online
- Comunicação interpessoal ativa (CIa): telefone, e-mail, mensagem instantânea
Essa segmentação procura categorizar os veículos e ferramentas de comunicação com base na postura que o consumidor adota diante delas. Se eu tivesse que adivinhar qual a ordem de eficácia dos segementos em termos de transmissão de mensagens publiictárias, meu palipte seria o seguinte: 1) Ia, 2) Isa, 3) Esa, 4) Ip, 5) CIp, 6) Ep, 7) CIp, 8) Ea e 9) CIa. Por que a informação-ativa em primeiro lugar? Porque num contexto em que a pessoa está ativamente buscando informação, uma mensagem publicitária (não esqueçamos que publicidade também é informação), pode se tornar altamente útil e interessante para ela na medida em que estiver bem contextualizada, ou seja, que for relevante ao assunto que está sendo pesquisado. Então porque o entretenimento e a comunicação pessoal ativos ficam com as últimas posições? Por ser a pubicidade informação, a passividade trabalha em seu favor em se tratando de entretenimento e comunicação interpessoal. Quanto maior o foco do consumidor na finalidade de se entreter o se comunicar com um semelhante, menos receptivo ficará a mensagens informativas.
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